Livro: "Opus Dei e os Jesuítas: A História e o Legado das Ordens mais Famosas da Igreja Católica Romana"

SINOPSE:

A privação intencional das necessidades mais físicas e carnais de uma pessoa é um conceito que existe desde o início dos tempos, mais comumente conhecido como “mortificação”. A Bíblia faz uma das primeiras referências à “mortificação da carne”, como se vê em Colossenses 3: 5, que diz: “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra; fornicação, impureza, afeição exagerada, má concupiscência e cobiça, que é idolatria. ” Com o passar do tempo, esse conceito se ramificou em uma forma mais extrema – mortificação corporal. Esses são casos de atos voluntários de agonizante privação autoinfligida e tortura física, atos que têm despertado muito desprezo por parte do público.
Graças ao romance best-seller de Dan Brown que se tornou um grande sucesso de bilheteria, O Código Da Vinci, no qual o público foi apresentado a Silas, o vilão monge que se auto-flagelou, mortificação corporal é agora um termo mais frequentemente associado ao Opus Dei. Um monge albino assustador, louco e sedento de sangue, Silas é mais lembrado por se chicotear violentamente com um cilício incrustado de pregos. Para aumentar o suspense, várias falsidades da ordem da vida real foram propagadas pela obra-prima literária; na verdade, o personagem de Silas contém um dos maiores erros crassos, já que nunca houve monges na ordem.
Deixando a magia de Hollywood de lado, a Opus Dei se descreve como uma organização de base católica composta por leigos cristãos “comuns” e uma pequena fração de padres que dedicaram suas vidas a espalhar a palavra e o amor de Deus. O seu fundador, Josemaría Escrivá, já foi empossado à santidade.
A Idade Média continua sendo uma das eras mais marcantes da civilização humana. É uma época caracterizada por monarcas ilustres, valentes cavaleiros em armaduras brilhantes e magnífica arquitetura gótica. É também uma era caracterizada por atritos fervorosos, barbárie brutal, fomes frequentes, pragas pestilentas e, claro, morte. Alguns dizem que a taxa de mortalidade na época medieval era como nenhuma outra; com cerca de um terço de todas as crianças morrendo antes dos 5 anos de idade, era quase um milagre para uma delas viver além dos 40 anos.
Como resultado, o povo medieval passou toda a vida se preparando para a inevitabilidade da morte e da vida após a morte, na esperança de um dia chegar ao reino dos céus. A Igreja Católica fez pouco para aliviar o medo do Inferno, um tema comum nos sermões proferidos por padres severos em toda a Europa. O único caminho infalível para o céu, eles pregavam, era alguém prometer seu amor eterno e apoio a Deus, com pontos extras disponíveis para as somas e contribuições que se estivesse disposto a doar para a igreja.
Naturalmente, o público indignado começou a condenar a Igreja Católica por sua corrupção de longa data, e o caos se seguiu. Foi durante esse período de tensão tempestuosa que uma lendária ordem religiosa emergiu.
De todos os homens e mulheres católicos importantes que foram venerados nos últimos 2.000 anos, um dos homens mais populares e influentes da fé também viveu uma das vidas mais singulares. Como o imperador romano Constantino, o Grande, Santo Inácio de Loyola (1491-1556) encontrou Deus o mais longe possível da igreja; foi durante o serviço militar que ele passou por uma conversão notável. Cavaleiro espanhol de uma família nobre basca, Inácio parecia destinado à glória militar até ser gravemente ferido em 1521, durante a Batalha de Pamplona. Durante a convalescença, Inácio começou a ler De Vita Christi, de Ludolph da Saxônia, após o qual iniciou uma carreira incansável a serviço da Igreja Católica.

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