Livro: "Quéssia, divindade homem-planta"

SINOPSE:

Quéssia é o guia da ficção etno-teológica em dois volumes: I Quéssia, divindade homem-planta, 148 p. (8,50 US $) e II Quéssia voltou, 140 p. (8,50 US $). Filho e neto de grandes curandeiros na África Negra, Quéssia deu nome à planta Quassia amara, famoso fitoterápico para impaludismo. Ele foi levado como escravo à Cruz do Patrão (Recife) e em seguida levado às Terras sem nome (Guianas) e daí Quéssia seguiu com os judeus holandeses para fundarem Nova Iorque. Entidade homem-planta, ele passa a se incorporar, formando um grupo de irmãos das almas e um movimento de volta à Mãe África, para formar um Horto-mundo, como um enterro às avessas, anunciando seu projeto de nova Humanidade.
José Maria Tavares de Andrade nasceu em Nazaré da Mata (PE) em 16.07.1942. Estudou Filosofia no Seminário de Olinda e na Universidade Católica de Pernambuco. Foi jornalista (Revista Cruzeiro e Veja) e pesquisador da cultura popular junto a Mauro Motta (Fundação Joaquim Nabuco), Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna. Desenvolveu o projeto Música Popular Religiosa (DEC-UFPE, 1967-70) que está na origem do Movimento de renovação litúrgica na Comunidade Eclesial de Base em Ponte dos Carvalhos – Cabo (PE) e do Movimento Armorial. Bolsista da Universidade Católica de Louvaina (Bélgica) entre 1970-73, obteve o título de Mestrado em Sociologia e em Linguistica. Fez doutorado em Antropologia com Roger Bastide (Sorbonne – Paris III, 1967) e Pós-Doutorado em Epistemologia da Complexidade com Edgar Morin, EHESS, 1989. Ensinou na Universidade Estadual de Londrina (PR) entre os anos 1973-78 e em seguida na UFPB até sua aposentadoria em 1994. Atuou na Extensão Universitária junto ao pioneiro Centro de Defesa e Direitos Humanos, fundado por Dom José Maria Pires. Criou a Disciplina Antropologia da Saúde/Doença e o Grupo Interdisciplinar de Plantas Medicinais, ensinando e pesquisando no Mestrado em Ciências Sociais da UFPB. Pesquisador do Institut de recherche interdisciplinaire sur les sciences et la technologie, Université de Strasbourg – França deste 1994, sendo responsável pelo Seminário de Etnomedicina.
Obras recentes
Mitologia da Mata ao Sertão, Ed. UFPE, Recife, 2014 (no prelo).Une mythologie brésilienne, Harmattan, Paris, 2013 (no prelo).Triângulo ABC da complexidade, e-book < amazon.com.br > Plantes médicinales et complexité, Harmattan, Paris, 2013.Magie, Ethnomédecine et Religiosité au Brésil, Harmattan, Paris, 2013.Quéssia voltou, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2013.José os seus e o mundo – Auto exoecobiografia, Ed. Assis. Lourenço, Ferreiros, 2012.Quéssia, divindade homem-planta, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2012.Andanças e Devaneios – Louvação, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2011.Cadernos de História Ferreiros 1, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2011.Complexidade: Educação, Cultura e Civilização, Ed. UFPE, Recife, 2010.Terapia panteísta ou religião da Natureza, Ed. Massangana, Recife, 2010.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Quéssia, divindade homem-planta de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Quéssia, divindade homem-planta de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Quéssia, divindade homem-planta

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: